Projetos de Extensão

2016

 

- Trilhas  Urbanas em Aracaju: os múltiplos olhares sobre a cidade

 Coordenadora: Profª Rosana Eduardo da Silva Leal

 Membros da equipe: Profª Rosana Eduardo da Silva Leal; Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Jennifer Caroline Soares; Profª Taís Alexandre Antunes Paes; Erica Rejane dos Santos; Vinicius Moises Rodrigues.

 

Resumo: O projeto "Trilhas Urbanas em Aracaju: os múltiplos olhares sobre a cidade" tem por propósito desenvolver atividades turístico-educativas na cidade de Aracaju, considerando seus aspectos sociais, culturais, históricos e ambientais. A iniciativa transforma a capital sergipana em ambiente pedagógico, promovendo o conhecimento sobre a cidade e o exercício da cidadania. A intenção do "Trilhas Urbanas em Aracaju" é estimular novas percepções diante do patrimônio urbano a partir de experiências humanizadas e humanizantes, por meio de iniciativas educacionais e experiências socioculturais.

 

 

- Competitividade do Turismo de Aracaju

 Coordenador: Profº Joab Almeida Silva

 Membros da equipe: Profº Joab Almeida Silva; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos Campos; Profº Taís Alexandre Antunes Paes.

 

Resumo: A estruturação de um destino turístico pode ser alternativa viável de desenvolvimento local se considerado um processo de planejamento estratégico. Nesta perspectiva, o projeto de competitividade do turismo de Aracaju tem como objetivo apoiar o município de Aracaju por meio do seu órgão oficial de turismo, a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo - SEMICT, na estruturação do plano de ações da competitividade do turismo, a partir da análise dos estudos consolidados nos relatórios do índice de competitividade do Brasil realizados anualmente pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV e o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE desde 2008, bem como serve para fomentar a criação de nova instância de governança do turismo em forma de comitê, a fim de reorganizar a base do seu planejamento e induzir a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável-PDITS de Aracaju. Este projeto de extensão foi estruturado a partir da observação da falta de planejamento do destino, tendo seu último registro de plano de desenvolvimento turístico elaborado em 2001. Na perspectiva de atingir seus objetivos, este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão a coleta de informações em fontes primárias e secundárias; organização e tabulação dados levantados; para finalmente construir o Plano de Ações da Competitividade do Turismo de Aracaju, constituindo-se numa ação relevante para o Brasil e de caráter inédito para o Estado de Sergipe, possibilitando a inicialização do seu Plano de Turismo, devidamente alinhado à política nacional de turismo, além de possibilitar aos discentes uma experiência de apoio ao planejamento e desenvolvimento de destino turístico.

 

 

2015

 

- Meio Ambiente e Inclusão Social no Turismo – MAIS TURISMO: Educação ambiental como ferramenta de Inclusão social e preservação ambiental no turismo em Aracaju - Sergipe.

Coordenadora: Profª Laura Almeida de Calasans Alves

Membros da equipe: Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profº Joab Almeida Silva.

 

Resumo: Este projeto tem como objetivo propor práticas de educação ambiental através do turismo de natureza como uma alternativa para a busca e tomada de ações práticas e de sensibilização dos empresários de trade turístico, assim como na comunidade local e visitantes no município de Aracaju -SE, baseado na necessidade de preservação, valorização e salvaguarda dos atrativos e patrimônios naturais do município. Partimos de uma discussão à luz dos princípios da educação ambiental, levando-se em consideração as possibilidades de se pensar o desenvolvimento dessa prática associada ao turismo de natureza. A fim de atingir os objetivos propostos e tendo como base a necessidade de se estabelecer a relação da comunidade local com seus atrativos naturais e o reconhecimento desta com o mesmo, assim como, a sensibilização e conscientização dos visitantes e dos empresários do setor turístico. Este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão a coleta de informações; inventariação turística dos atrativos naturais; planejamento de trilhas ecológicas visando trabalhar com a percepção e interpretação dos recursos naturais, práticas educativas; elaboração de cartilhas, vídeos, aulas expositivas, dentre outras; divulgação; avaliação e divulgação de resultados. O diálogo com a literatura especializada tenta apontar a importância da educação ambiental artifício para superar a dicotomia existente entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nos indivíduos, este tipo de turismo tem como um de seus alicerces a visão sócio ambiental, na qual afirma que o meio ambiente é um espaço de relações e um campo de interações culturais, sociais e naturais. Desta forma podendo facilitar o processo de sensibilização à utilização dos recursos naturais na prática do turismo e conservação de unidades de conservação local, assim como, formar uma consciência humana acerca da preservação do patrimônio ambiental não somente como um bem natural, mas, sobretudo, como um patrimônio da sociedade.

 

 

O papel das comunidades tradicionais no fomento do Turismo de Base Comunitária: o caso de Santa Luzia do Itanhy-Se

 

Coordenadora: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita

Membros da equipe: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profº Joab Almeida Silva; Profª Mariana Selister Gomes; Acsa rebeca Gomes de Oliveira; Maria José Rosendo da Costa; Sirleila Pinheiro de Souza; ALizete dos Santos.

 

Resumo: O Turismo de Base Comunitária – TBC é uma prática que busca por um desenvolvimento socialmente responsável e sustentável, onde a comunidade está no centro do processo decisório de transformação e como atrativos turísticos surgem seu modo de vida e o patrimônio cultural, ambiental e social. Entendendo então, que a auto gestão vinda dessas comunidades tradicionais é que impulsiona tal prática. O estudo buscará mapear as principais atratividades desenvolvidas por estas comunidades, além de identificar os modos e fazeres de tais atividades; elencar os atrativos turísticos gerados a partir destas; identificar a relação do turismo já existente com tais práticas e analisar as formas de organizações sociais existentes a partir destas comunidades. Ainda será necessário relacionar a proposta de desenvolvimento sociocultural e econômico previstos no TBC, as ações realizadas no povoado, além de caracterizar o povoado no âmbito do turismo rural, cultural e de lazer. Para isso, a pesquisa realizada partir da pesquisa bibliográfica documental e exploratória, tendo como instrumental de pesquisa, a entrevista com alguns atores envolvidos diretamente com a produção do turismo local e com presidentes de associações ou outro formato de organização da comunidade tradicional, ,além das instituições que estão a frente do turismo do município. Será utilizado o método fenomenológico como recurso científico para embasar as pesquisas no local. Espera-se contribuir para a organização da comunidade tradicional local, com o intuito de despertar a importância desta organização para que o TBC possa ocorrer como viés para o fomento de um turismo sustentável.

 

- Aplicação de Sistema de Informação Geográfica para a Elaboração de Roteiros Turísticos Culturais autoguiados na cidade de São Cristóvão/SE

 

Coordenadora: Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos

 

Membros da equipe: Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profº Joab Almeida Silva; Profª Taís Alexandre Antunes Paes; Profº Antônio Carlos Campos; Lyz Lopes Santos; Larissa Prado Rodrigues.

 

Resumo: Os estudos de turismo apoiados na ciência geográfica podem transformar o modo de comunicação e planejamento do turismo com base local. Assim sendo, este projeto tem como objetivo elaborar roteiros turísticos culturais, a partir da utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a fim de ampliar a oferta turística no município de São Cristóvão. Tal proposta se faz necessária, uma vez que detectamos a necessidade de elaboração de roteiros culturais, a fim de proporcionar aos visitantes e a comunidade local uma alternativa de conscientização acerca dos bens patrimoniais culturais da cidade de São Cristóvão. A fim de atingir os objetivos propostos, este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão o levantamento bibliográfico; a coleta de informações; cadastramento dos dados levantados a partir da inventariação turística; planejamento, elaboração de roteiros turísticos culturais através da utilização de SIGs com o objetivo de gerar um DVD que se configurará como uma importante estratégia de comunicação para a cidade de São Cristóvão e de caráter inédito no estado de Sergipe, podendo influenciar na escolha do destino turístico. Ademais, o projeto se constitui em uma ação de suma importância para o curso de turismo, uma vez que se caracterizará como uma experiência para os discentes no que diz respeito a qualificação para uso das geotecnologias incorporadas ao turismo, sobretudo, para formatação de novos produtos turísticos.

 

- Competitividade do Turismo de Aracaju

 

Coordenador: Profº Joab Almeida Silva

 

Membros da equipe: Profº Joab Almeida Silva; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos;Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Taís Alexandre Antunes Paes.

 

Resumo: A estruturação de um destino turístico pode ser alternativa viável de desenvolvimento local se considerado um processo de planejamento estratégico. Nesta perspectiva, o projeto de competitividade do turismo de Aracaju utiliza como base de apoio ao planejamento local os estudos consolidados no Relatório Brasil, construído numa parceria entre o Ministério do Turismo, Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Fundação Getúlio Vargas - FGV, o qual serviu de avaliação dos principais aspectos indicadores da competitividade dos destinos inseridos no Projeto Nacional de Destinos Indutores do Turismo. Desta forma, este projeto de extensão tem como objetivo apoiar o município de Aracaju por meio do seu órgão oficial de turismo, Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo - SEMICT, na estruturação do plano de ações de competitividade do turismo, a partir da análise dos resultados dos estudos realizados, e retomada do grupo gestor de turismo, a fim de reorganizar a base do seu planejamento, induzir a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - PDITS de Aracaju e, criar estratégia de monitoramento. A proposta foi estruturada a partir da observação da falta de planejamento do destino, tendo seu último registro do plano de desenvolvimento turístico elaborado em 2001. Na perspectiva de atingir seus objetivos, este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão o a coleta de informações em fontes primárias e secundárias; organização e tabulação dados levantados; para finalmente atualizar o Plano de Ações da Competitividade do Turismo de Aracaju, constituindo-se numa ação relevante para o Brasil e de caráter inédito para o Estado de Sergipe, possibilitando a inicialização do seu Plano de Turismo, devidamente alinhado à política nacional de turismo, além de possibilitar aos discentes uma experiência de apoio ao planejamento e desenvolvimento de destino turístico.

 

2014

 

Meio Ambiente e Inclusão Social no Turismo – MAIS TURISMO: Educação ambiental como ferramenta de Inclusão social e preservação ambiental no turismo em Aracaju/SE

Coordenadora: Profª Laura Almeida de Calasans Alves

Membros da equipe: Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita.

 

Resumo:  Este projeto tem como objetivo propor práticas de educação ambiental através do turismo de natureza como uma alternativa para a busca e tomada de ações práticas e de sensibilização dos empresários de trade turístico, assim como na comunidade local e visitantes no município de Aracaju-SE, baseado na necessidade de preservação, valorização e salvaguarda dos atrativos e patrimônios naturais do município. Partimos de uma discussão à luz dos princípios da educação ambiental, levando-se em consideração as possibilidades de se pensar o desenvolvimento dessa prática associada ao turismo de natureza. A fim de atingir os objetivos propostos e tendo como base a necessidade de se estabelecer a relação da comunidade local com seus atrativos naturais e o reconhecimento desta com o mesmo, assim como, a sensibilização e conscientização dos visitantes e dos empresários do setor turístico. Este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão a coleta de informações; inventariação turística dos atrativos naturais; planejamento de trilhas ecológicas visando trabalhar com a percepção e interpretação dos recurso naturais, práticas educativas; elaboração de cartilhas, vídeos, aulas expositivas, dentre outras; divulgação; avaliação e divulgação de resultados. O diálogo com a literatura especializada tenta apontar a importância da educação ambiental artifício para superar a dicotomia existente entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nos indivíduos, este tipo de turismo tem como um de seus alicerces a visão sócio ambiental, na qual afirma que o meio ambiente é um espaço de relações e um campo de interações culturais, sociais e naturais. Desta forma podendo facilitar o processo de sensibilização à utilização dos recursos naturais na prática do turismo e conservação de unidades de conservação local, assim como, formar uma consciência humana acerca da preservação do patrimônio ambiental não somente como um bem natural, mas, sobretudo, como um patrimônio da sociedade.
 

- Gênero e Turismo: Construindo a Igualdade de Gênero no Setor Turístico em Aracaju - SE.

 

Coordenadora: Profª Mariana Selister Gomes

Membros da equipe: Profª Mariana Selister Gomes; Profª Daniella Paereira de Souza Silva; Izadora Rodrigues de Souza; Priscila Silva Santos; Nubia Lafaiete Ferreira; Verônica Conceição da Silva; Erica Rejane dos Santos; Carla Francyele dos Santos Araujo; Ana Luiza Santos Santana; Priscila Siqueira Alves; Cynthia Dryelle Lima Santos.

 

Resumo: Ao longo do século XX, os estudos de gênero emergiram e se consolidaram em diferentes áreas do conhecimento, demonstrando que a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade contemporânea se faz marcante no mercado de trabalho, na política, no cotidiano, na vida familiar, e nos mais diversos âmbitos sociais (BEAUVOIR, 2009; SCOTT, 1986; PATEMAN, 1993). Por sua vez, os estudos de Turismo também emergiram e se consolidaram no século XX, de uma maneira transdisciplinar, enfocando aspectos mercadológicos, econômicos, sociais, culturais, comunicacionais, ambientas, entre outros (MOESCH, 2000). Atualmente, torna-se necessário explorar, cientificamente e socialmente, a interface entre estes dois campos. Conforme Richter (2002) esta inter-relação é ainda pouco explorada e perpassa temas diversos, como: a desigualdade de gênero no emprego e na propriedade; a imagem da mulher como produto turístico; o turismo sexual; a falta de autonomia das mulheres enquanto turistas. A proposta deste Projeto de Extensão consiste em planejar e executar cursos de formação em Gênero e Turismo, para os alunos do Curso de Turismo da UFS, representantes de órgãos do setor público ligados ao Turismo em Sergipe, e, colaboradores e gestores de empresas do trade turístico de Aracaju. O objetivo geral é contribuir para a construção da igualdade de gênero e para o desenvolvimento de um turismo humanizado (KRIPPENDORF, 2003), sustentável, responsável e ético (MOESCH, GASTAL, 2004), na perspectiva dos direitos humanos.

 

Aplicação de Sistema de Informação Geográfica para a Elaboração de Roteiros Turísticos Culturais autoguiados na cidade de São Cristóvão/SE

 

Coordenadora: Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos

 

Membros da equipe: Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Taís Alexandre Antunes Paes; Profª Daniella Paereira de Souza Silva.

 

Resumo: Os estudos do turismo apoiados na ciência geográfica podem transformar o modo de comunicação e planejamento do turismo com base local. Assim sendo, este projeto tem como objetivo elaborar roteiros turísticos culturais, a partir da utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a fim de ampliar a oferta turística do município de São Cristóvão. Tal proposta se faz necessária, uma vez que detectamos a necessidade de elaboração de roteiros culturais, a fim de proporcionar aos visitantes e a comunidade local uma alternativa de conscientização acerca dos bens patrimoniais culturais da cidade de São Cristóvão. A fim de atingir os objetivos propostos, este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão o levantamento bibliográfico; a coleta de informações; cadastramentos dos dados levantados a partir da inventariação turística; planejamento, elaboração de roteiros turísticos culturais através da utilização de SIGs com o objetivo de gerar um DVD que se configurará como uma importante estratégia de comunicação para a cidade de São Cristóvão e de caráter inédito no estado de Sergipe, podendo influenciar na escolha do destino turístico. Ademais, o projeto se constitui em uma ação de suma importância para o curso de turismo, uma vez que se caracterizará como uma experiência para os discentes no que diz respeito a qualificação para uso das geotecnologias incorporadas ao turismo, sobretudo, para formatação de novos produtos turísticos.

 

Educação patrimonial em Laranjeiras/Se: o turismo histórico cultural como veículo de sensibilização junto a comunidade local e de visitantes.

 

Coordenadora: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita

Membros da equipe: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Daniella Paereira de Souza Silva; Profª Taís Alexandre Antunes Paes; Acsa rebeca Gomes de Oliveira; Jananina Cardoso de Mello; Alessandra Silva Rabelo; Sayd Emanuelle de Souza Santos; Regina Celia Santos Damazio; Larissa Prado Rodrigues; Jennyfer Kerlen Santa Brigida.

 

Resumo: Este projeto tem como objetivo analisar e propor a educação patrimonial através do turismo cultural como uma alternativa para a busca e tomada de consciência da comunidade local e visitantes acerca da relevância do patrimônio cultural da cidade de Laranjeiras/SE. Partimos de uma discussão à luz dos princípios da educação patrimonial, levando-se em consideração as possibilidades de se pensar o desenvolvimento dessa prática associada ao turismo cultural, este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão a coleta de informações; inventariação turística; oficinas de sensibilização; elaboração de roteiros de turismo cultural; elaboração de mapas usando o Google Maps, avaliação dos roteiros e divulgação dos resultados. educação patrimonial é uma ação que envolve a população local, possibilitando trazer a tona o valor cultural único. Muitas vezes, por estar muito próxima e fazendo parte do cotidiano, à comunidade vê, mas não o enxerga em uma dimensão mais afetiva e identitária.

 

 

2013

 

-  Trilhas Urbanas em Aracaju: os múltiplos olhares sobre a cidade

 

 

Coordenadora: Profª Rosana Eduardo da Silva Leal / Fabiana Britto de Azevedo Maia

Membros da equipe: Profª Rosana Eduardo da Silva Leal; Profª Fabiana Britto de Azevedo Maia; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Laura Almeida de Calasans Alves; Profª Daniella Paereira de Souza Silva; Profª Taís Alexandre Antunes Paes; Profº Denio Santos Azevedo; Profª Fernanda Meneses de Miranda Castro; Carlos Moises de Lima Santos; Talita Raquel dos Santos Andrade; Hevida Aragão Silva; Cyndiane Escarlete Dias Vasconcelos.

 

Resumo: A vida nas cidades está cada vez mais complexa devido às constantes transformações dos espaços. As pessoas convivem nos espaços públicos, mas nem sempre sabem sobre as suas raízes históricas e culturais. O conhecimento das origens e mudanças pelas quais passam as cidades pode auxiliar no desenvolvimento de uma identidade cultural e na valorização da cidade. Nesse contexto, destaca-se o turismo que se constitui em um fenômeno sociocultural de profundo valor simbólico para sujeitos que o praticam. O turismo possibilita a experiência vivenciada nos locais visitados, a qual envolve o ambiente e principalmente a cultura em suas diversas manifestações. Assim, esse projeto tem como propósito desenvolver atividades de visitação turístico-educativas a locais que transmitam aspectos históricos-culturais, ambientais e sociais da cidade de Aracaju, voltadas para a conscientização da cidadania junto aos moradores locais. Nesta edição, o projeto será executado pelo Curto de Turismo da UFS, de forma a elaborar roteiros de visitação nos museus de Aracaju, para que sejam vivenciados principalmente pelo público escolar.
 

- Educação Patrimonial e Turismo Cultural em São Cristóvão: Ações de Cidadania para a Comunidade Local e Visitantes

 

Coordenadora: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita

Membros da equipe: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Fabiana Britto de Azevedo; Profº Denio Santos Azevedo; Profª Rosana Eduardo da Silva Leal; Profª Fernanda Meneses de Miranda Castro; Glecily Ribeiro Ricardo; Rosangela Vilela Sobral Lima; Diogo Vinicus Oliveira dos Anjos; Rafaelle Camilla dos Santos Pinheiro; Nayra Lopes dos Santos Silva; Luara Lazaro Gomes dos Santos.


Resumo: Este projeto tem como objetivo analisar e propor a educação patrimonial através do turismo cultural como uma alternativa para a busca e tomada de consciência da comunidade local e visitantes acerca da relevância do patrimônio cultural da cidade de São Cristóvão/SE, assim como, da necessidade de preservação, valorização e salvaguarda desse patrimônio. Partimos de uma discussão à luz dos princípios da educação patrimonial, levando-se em consideração as possibilidades de se pensar o desenvolvimento dessa prática associada ao turismo cultural. A fim de atingir os objetivos propostos e tendo como base a necessidade de se estabelecer a relação da comunidade local com o seu patrimônio e o reconhecimento desta com o mesmo, assim como a sensibilização e conscientização dos visitantes. Este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão a coleta de informações; inventariação turística; planejamento de roteiros turísticos educativos; pré-teste dos roteiros; divulgação; avaliação e divulgação de resultados. O diálogo com a literatura especializada pode apontar a importância da educação patrimonial no processo de construção da consciência identitária e na manutenção das tradições locais, assim como, formar uma consciência humana acerca da preservação do patrimônio cultural não somente como um bem cultural, mas, sobretudo, como um patrimônio da sociedade.

 

- Conheça-SE: Educação Patrimonial e Atividade Turística

 

Coordenador: Profº Denio Santos Azevedo

Membros da equipe: Profº Denio Santos Azevedo; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Fabiana Britto de Azevedo; Profª Rosana Eduardo da Silva Leal; Profª Fernanda Meneses de Miranda Castro; Profª Taís Alexandre Antunes Paes;


Resumo: Acredita-se que o patrimônio cultural material e imaterial em muitos casos não é reconhecido pela comunidade por não ser conhecida a sua história. Através da informação e da sensibilização dos atores sociais envolvidos no processo e dos turistas que contemplam os lugares e os saberes/fazeres, pretende-se incitar o desenvolvimento de atitudes de respeito, manutenção, proteção e identificação com os bens e práticas culturais materiais e imateriais. O projeto se propõe a elaboração e implementação, com atores sociais da cidade de Estância em Sergipe, especificamente, líderes de grupos folclóricos, representantes dos bairros e docentes de rede municipal de ensino, da escolha do patrimônio cultural a ser interpretado, da prática de oficinas de educação patrimonial e elaboração de recursos didáticos sobre os bens culturais. 

 

 

2011

 

- Trilhas Urbanas em Aracaju: os múltiplos olhares sobre a cidade

 

Coordenadora: Fabiana Britto de Azevedo Maia

Membros da equipe: Profª Fabiana Britto de Azevedo Maia; Profª Rosana Eduardo da Silva Leal; Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profº Denio Santos Azevedo; Profª Fernanda Meneses de Miranda Castro; Profº Christian Jean Marie Boudou; Sonia de Souza Mendonça; Julliels Moreira Lima; Rosangela Vilela Sobral Lima; Juliana Dias Santos; Icaro Luan Soares de Carvalho; Eliéte Furtado Cecílio e Silva; Suzayde França dos Santos; Carlos Moises de Lima Santos.

 

Resumo: A vida nas cidades está cada vez mais complexa devido às constantes transformações dos espaços. As pessoas convivem nos espaços públicos, mas nem sempre sabem sobre as suas raízes históricas e culturais. O conhecimento das origens e mudanças pelas quais passam as cidades pode auxiliar no desenvolvimento de uma identidade cultural e na valorização da cidade. Nesse contexto, destaca-se o turismo que se constitui em um fenômeno sociocultural de profundo valor simbólico para sujeitos que o praticam. O turismo possibilita a experiência vivenciada nos locais visitados, a qual envolve o ambiente e principalmente a cultura em suas diversas manifestações. Assim, esse projeto visa desenvolver atividades de visitação turística a locais que transmitem aspectos histórico-culturais, ambientais e sociais da cidade de Aracaju, voltadas para a conscientização e exercício da cidadania junto aos moradores locais. O projeto será executado pelo Curso de Turismo da UFS, de forma a elaborar roteiros de visitação em Aracaju, para que sejam vivenciados pela comunidade em geral.

 

- Educação Patrimonial e Turismo Cultural em São Cristóvão: Ações de Cidadania para a Comunidade Local e Visitantes

 

Coordenadora: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita

Membros da equipe: Profª Lillian Maria Alexandre Mesquita; Profª Cristiane Alcântara de Jesus Santos; Profª Fabiana Britto de Azevedo; Profº Denio Santos Azevedo; Profª Rosana Eduardo da Silva Leal; Profª Fernanda Meneses de Miranda Castro; Profº Christian Jean Marie Boudou; Profº Antônio Carlos campos; Marcelo de Carvalho Santos; Camile Silva Santos; Rafaelle Camilla dos Santos Pinheiro; Geane Almeida Conceição; Camila Taylane Carvalho.

 

Glecily Ribeiro Ricardo; Rosangela Vilela Sobral Lima; Diogo Vinicus Oliveira dos Anjos;; Nayra Lopes dos Santos Silva; Luara Lazaro Gomes dos Santos.


Resumo: Este projeto tem como objetivo analisar e propor a educação patrimonial através do turismo cultural como uma alternativa para a busca e tomada de consciência da comunidade local e visitantes acerca da relevância do patrimônio cultural da cidade de São Cristóvão/SE, assim como, da necessidade de preservação, valorização e resguardo desse patrimônio. Partimos de uma discussão à luz dos princípios da educação patrimonial, levando-se em consideração as possibilidades de se pensar o desenvolvimento dessa prática associada ao turismo cultural. A fim de atingir os objetivos propostos e tendo como base a necessidade de se estabelecer a relação da comunidade local com o seu patrimônio e o reconhecimento desta com o mesmo, assim como, a sensibilização e conscientização dos visitantes, este projeto partirá de etapas metodológicas que envolverão a coleta de informações; inventariação turística; planejamento de roteiros turísticos educativos; pré-teste dos roteiros; divulgação; avaliação e divulgação de resultados. O diálogo com a literatura especializada tenta apontar a importância da educação patrimonial no processo de construção da consciência identitária e na manutenção das tradições locais, assim como, formar uma consciência humana acerca da preservação do patrimônio cultural não somente como um bem cultural, mas, sobretudo, como um patrimônio da sociedade.