Laboratórios

Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Turismo - LEITur

 


Assim sendo, o Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Turismo - Leitur surge, como proposta de fomentar a pesquisa científica, alicerçando o tripé ensino, pesquisa e extensão, pois irá, a partir dos projetos de pesquisa desenvolvidos, possibilitar o contato do aluno com o mercado de trabalho sergipano. Tais pesquisas poderão ser desenvolvidas tendo como foco o que ocorre neste cenário e para que as mesmas possam contribuir para o crescimento intelectual dos discentes, orientações dos docentes junto as suas linhas de pesquisa e ações junto à comunidade inserida neste universo mercadológico local.O curso de Turismo da UFS é oferecido na modalidade bacharelado, com entrada anual e funcionamento no turno vespertino. Tem como objetivo formar bacharéis em turismo, com base nos conhecimentos bem definidos para atuarem no planejamento e desenvolvimento do turismo, na gestão de empreendimentos turísticos e na pesquisa do turismo, com o foco voltado para uma formação compromissada com o homem, a sociedade e o meio ambiente.

 

As ações do Leitur serão desenvolvidas associadas ao Grupo de Pesquisa do Núcleo de Turismo intitulado "Gestão em Turismo e Hospitalidade" cadastrado no CNPq do qual o corpo discente e docente fazem parte. O grupo se divide em seis linhas de pesquisa que atendem aos objetivos dos estudos na área de turismo, tais como: Comportamento do Consumidor em Turismo e Hospitalidade; Gestão de Empreendimentos Turísticos; Lazer e Hospitalidade; Teoria e Planejamento do Turismo; Turismo, Cultura e Sociedade e; Turismo e Meio Ambiente.
É possível perceber, com isso, que o laboratório será um instrumento de grande valia para que os acadêmicos do Curso de Turismo passem a ser um profissional mais ciente da sua atuação no mercado de trabalho.

 


Laboratório de Planejamento e Organização de Eventos

 

 

 

 

O Projeto Pedagógico do Curso de Turismo prever a criação de Laboratórios específicos, a fim de proporcionar aos discentes a realização de atividades práticas associadas às disciplinas, além de gerar uma aproximação com o mercado de trabalho. Assim, os discentes terão a oportunidade de aprimorar o conhecimento teórico e prático, desenvolvendo as habilidades necessárias para um profissional da área de turismo.

Desta forma, o Laboratório de Planejamento e Organização de Eventos do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe tem como objetivo proporcionar ao acadêmico a aplicação da relação teoria-prática acerca do planejamento, organização e execução de eventos, com a finalidade de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.



 


 

 

Este laboratório deverá ser utilizado como um campo de estágio para os alunos do Curso de Turismo, uma vez que segundo Perelló (1998, p.69), estágio deve ser entendido como "uma experiência específica na linha de formação, um instrumento de integração mediante treinamento prático, uma atividade de relacionamento humano e forma de extensão da comunidade".

Ademais, o laboratório também deverá ser utilizado como suporte para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas-científicas na área de planejamento e organização de eventos, a fim de inserir e habilitar os acadêmicos no campo da pesquisa a partir da utilização de métodos e técnicas científicas.

 

 

 

Laboratório de Práticas Turísticas

 

 

 

O laboratório de Práticas Turísticas do Curso de Turismo tem como objetivo proporcionar ao acadêmico a aplicação da relação teoria-prática acerca das seguintes linhas de pesquisa: Teoria e Planejamento do Turismo; Pesquisa em Turismo; Gestão de Empreendimentos Turísticos; Lazer e Hospitalidade; Turismo e Meio Ambiente e; Turismo, Cultura e Sociedade.